Investir em plantas na decoração é um ótimo recurso se você deseja levar amostras da natureza para dentro de casa. Distribuir folhagens e flores pelo espaço, além de deixá-lo encantador, proporciona frescor e boas energias que promovem o relaxamento.

O tamanho da residência não impede o cultivo de plantas. Essa tendência pode ser aplicada em diferentes cômodos, como varanda, sala de estar ou banheiro. Basta escolher o tamanho adequado e combinar o verde com a paleta do local. Preferencialmente, escolha cores como branco, azul e tons terrosos para contrastar com a vegetação e deixar tudo mais bonito.

Para dar destaque às plantas, elas podem ser colocadas em jardins verticais, suspensos ou em vasos sobre os móveis. Neste artigo, você vai conferir quais são as espécies recomendadas para o cultivo em apartamento e que não dão muito trabalho. Vamos lá!

Antes de mais nada, já aproveito pra deixar algumas sugestões de vasos lindos que fazem toda a diferença.

Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge é uma planta carregada de simbologia. Ela afasta energias negativas, como a inveja e o mau-olhado, e funciona como um amuleto para proteção da casa.

Não há segredo para cuidar dela. Apesar de gostar da umidade, a planta sobrevive muito bem a períodos de seca. Suas folhas compridas e pontudas crescem na vertical. Fácil de cuidar, a espada-de-são-jorge não precisa receber luz direta. Portanto, o vaso pode ser acomodado no chão, sobre a sacada ou janela.

Vaso de parede flora delicado, sutil e lindo para decoração.

Cactos

Se você quer colocar plantas na decoração, mas não tem tempo para cuidados diários, os cactos são uma excelente opção. A variedade de tamanho permite que eles sejam dispostos em locais variados. Os vasos menores podem ser espalhados pelo apartamento; já os maiores são proveitosos em áreas externas.

Como os cactos armazenam uma boa quantidade de água, eles não precisam ser regados com frequência, caso contrário, podem até morrer. Essa planta gosta de luminosidade e pode ficar exposta ao sol durante horas.

Lírio-da-paz

As admiradoras de flores têm o lírio-da-paz como uma alternativa prática para acrescentar plantas na decoração. Para que ele se desenvolva bonito e saudável, é preciso borrifar água nas folhas com assiduidade. Já no solo, o recomendado é regá-lo uma vez na semana.

Que tal acrescentar um vaso de lírio em meio à decoração clássica e deixá-la com mais cor?

Rosa-de-pedra

A rosa-de-pedra é uma espécie da família das suculentas. O formato semelhante às rosas deu origem ao seu nome. Entretanto, a semelhança termina por aí, pois elas são plantas fortes e resistentes.

A versatilidade é a característica principal que atrai o desejo de ter um exemplar desses em casa. A rosa-de-pedra se encaixa perfeitamente em jardins de pedra, terrários e pequenos espaços. Sua boa retenção hídrica dispensa que ela seja regada com frequência. O solo não deve ser encharcado, sendo preciso colocá-la em local iluminado ou à meia-sombra.

Gostou das sugestões? Escolha a sua preferida e coloque plantas na decoração para deixar seu lar cheio de charme. Com os cuidados necessários, você conseguirá cultivá-las por muito tempo e vai contar com a beleza delas para alegrar os dias!

Agora que você já tem as ideias que tal colocar em prática ? Começa vendo esses vasos lindos.

Quer deixar o seu lar ainda mais bonito? Aproveite e veja como usar cores na decoração da sua casa!